No final do século XIX, Taylor2, desenvolve a Teoria da Administração Cientifica. Ele estabelece o método racional de trabalho através de processos padronizados e curtos, onde o trabalhador desenvolve uma especialização mecanizada em uma rotina especifica. Ele acreditava que assim, conseguiria produzir mais com menos esforço e em um menor espaço de tempo. Este método que mais tarde foi praticado por Ford3 em sua fábrica de automóveis (1903), revolucionou o mercado. Seus colaboradores, eram especialistas em cada parte da operação, seguiam uma cadeia de produção onde cada um era responsável por uma determinada demanda, e com isso tinham um bom desempenho, alcançando altos índices de produção, assim conseguiam ser bem remunerados. Dentro da administração cientifica, Taylor por considerar os colaboradores preguiçosos, e achar que para produzir precisam ser chefiados por líderes rigorosos estabelece uma hierarquia piramidal definindo níveis estratégico, tático e operacional das organizações. Alocando nesses níveis os Gerentes e Diretores no nível estratégico, responsáveis pela tomada de decisão, e por determinar as estratégia e metas, fazendo com que os níveis abaixo simplesmente cumprissem o que eles determinavam. No nível tático, encontramos os Encarregados e Supervisores, que tem a tarefa de fazer com que o que foi estabelecido pela direção, chegue e seja rigorosamente cumprida pelos colaboradores do nível operacional, onde as peças e produtos são construídas e tomam formas.
Este método, apesar de ser bem eficaz, não permite ao trabalhador evoluir em sua carreira, apesar dos bons salários para a época, não havia uma preocupação em desenvolver o trabalhador, ele fazia apenas uma tarefa, e era taxado como preguiçoso, precisando sempre ser supervisionado por alguém.
Neste período, inicia-se o controle mais efetivo da mão de obra, onde os colaboradores eram vistos como números, e as organizações só se preocupavam em controlar a produção. Os colaboradores eram contabilizados como recursos, e seu valor era definido pela quantidade produzida. Os gestores não se preocupavam com o bem-estar e nem com a saúde, sendo frios e incompreensíveis.
Nenhum comentário:
Postar um comentário