8 de set. de 2017

A evolução da Gestão de Recursos Humanos

O RH (Recursos Humanos), surge no fim do século XIX, sua finalidade era a de contabilizar os custos de pessoal para as empresas, sua atividade era a de admitir, controlar, recompensar e demitir, era conhecido apenas como Departamento Pessoal. Apesar de se preocupar com o bem-estar dos colaboradores, já vemos aqui um pequeno esboço da estrutura do setor de Recurso Humanos se formar. Os chefes aqui eram duros e frios, viam os colaboradores apenas como números, não havia a preocupação como ser humano. 
Já em 1924, o departamento pessoal, começa a mudar sua forma, e a partir de pesquisas no campo social, observa que o colaborador ao contrário do que se pensava, rende melhor em ambientes amistosos e com pressão moderada, ele gosta de desafios, e aceita metas tangíveis para elevar o seu potencial. 
A partir da Teoria das Relações Humanas na década de 1930, o departamento pessoas como é conhecido, assume um papel estratégico e passa se chamar Setor de Recursos Humanos, agora preocupado com a saúde do trabalhador, sua motivação, e como recompensar justamente e desenvolver todo o seu potencial. 
Tem seu inicio com Taylor e sua Administração cientifica. Seus métodos ainda são utilizados através de processos padronizados e contínuos. Ainda vemos estruturas piramidais, onde temos Chefes controladores e centralizadores, onde se consideram únicos conhecedores da verdade. Os colaboradores são limitados a cumprir ordens, pois suas idéias raramente são ouvidas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário