7 de jul. de 2014

Treinamento

Treinamento

Podemos definir treinamento como um processo educacional sistemático e organizado onde as pessoas adquirem conhecimentos e habilidades técnicas para um propósito definido. Sendo assim vemos o treinamento como uma ferramenta de capacitação onde aprenderemos a exercer uma determinada atividade, exemplo: digitação, treinamos para aprender como digitar com agilidade e precisão. Na maioria das vezes o treinamento nas organizações e voltado para a equipe técnica (operação, manutenção e outras), onde a constante evolução tecnológica dos equipamentos exigem mais capacitação para operá-los. Conforme descreve o National Industrial Conference Board, o treinamento tem por finalidade ajudar a alcançar os objetivos da organização, proporcionando a seus colaboradores as habilidades requeridas para desenvolver suas atividades. Temos vários cursos/treinamentos no mercado, como gestores de RH, devemos atentar para qual a real realidade da organização onde trabalhamos e a partir de um planejamento estratégico definir qual o melhor treinamento a ser aplicado.
Quais os objetivos do treinamento? Todo treinamento deve ser estruturado em objetivos claros e explícitos. Os principais são:
  • Preparar as pessoas para execução de tarefas;
  • Proporcionar o contínuo desenvolvimento pessoal;
  • Mudar a atitude das pessoas no sentido de criar um clima satisfatório, aumentar a sua motivação e torná-las receptivas às técnicas de supervisão e gerência.
Hinrichs aponta três classes de habilidades aplicadas:
  1. Habilidades motoras: solicitadas na manipulação do ambiente físico;
  2. Habilidades cognitivas: aquisição de padrões de atitudes, crenças e conhecimentos;
  3. Habilidades interpessoais: autoconsciência e de relacionamento nos processos sociais e interações humanas.
Treinar por treinar não leva a nada, somente a gastos desnecessários. Todo treinamento tem de ter objetivos a cumprir, e seus resultados devem se relacionar com esse objetivo.

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